terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Arroz Indiano
Ingredientes:
- 2 colheres de sopa de manteiga
- 2 dentes de alho picados
- 1 xícara de arroz branco
- 2 xícaras de água quente
- 1 colher de chá de garam massala
- sal a gosto
- ¼ de xícara de amêndoas descascadas e torradas (ou outra castanha de sua preferência)
- ¼ de xícara de fatias de coco queimado caseiro (ou natural se preferir)

Como fazer:
Corte o coco em fatias, coloque-os numa frigideira anti-aderente com 2 colheres de sopa de açúcar e deixe queimar, reserve.
Numa panela, derreta a manteiga e doure o alho, em seguida acrescente o arroz e mexa bem. Adicione o sal, a massala e a água. Espere levantar fervura e abaixe o fogo. Após 15 minutos, verifique o cozimento do arroz e adicione mais água caso necessário. Deixe descansar por cinco minutos, retire da panela e misture ao arroz as amêndoas e o coco.
Rende 4 porções




Bolo de maçã com casca
Ingredientes:

- 2 xícaras de farinha de trigo
- 1 xícara de açúcar
- 1 xícara de açúcar mascavo
- 1 colher de sopa de fermento em pó
- 1 colher rasa da canela em pó
- 1 pitada de sal
- 3 maçãs
- 3 ovos
- 1/2 xícara de óleo de girassol e azeite na proporção que desejar.
Como fazer:
Descasque as maçãs, corte-as em cubinhos e bata as casca no liquidificador junto com os ovos e óleo. Misture os cubinhos de maçã com os açucares e deixe marinar por 15 minutos. Em seguida adicione o conteúdo do liquidificador e os ingredientes secos. Mexa bem, e coloque numa forma de furo no meio de 25 a 30 cm de diâmetro untada ou em duas formas de bolo inglês. Asse por 40 minutos em forno médio, ou até, ao introduzir um palito, que ele saia seco.
Receita adaptada de http://pecadodagula.blogspot.com/2006/10/bolo-de-ma-com-casca.html



Pãozinho com salsicha
Ingredientes:
- 1 xícara de água morna
- 3 e ½ colheres de sopa de açúcar
- 2 colheres de sopa de azeite
- 1 colher de sopa de linhaça
- 1 colher de sopa de fermento biológico seco
- até 500g de farinha de trigo
- 8 salsichas cozidas
Como fazer:
Misture os ingredientes numa vasilha, exceto a salsicha. Sove a massa e acrescente a farinha aos poucos, a massa deve ficar macia e desgrudar das mãos. Deixe crescer em local sem vento por 30 minutos. Cozinhe as salsichas e corte-as ao meio. Sove novamente a massa e divida em 16 bolinhas. Com o auxílio de um rolo, abra as bolinhas a fim de deixa-las ovais. Coloque meia salsicha na massa aberta e enrole. Disponha os pãezinhos numa assadeira e deixe crescer por mais 15 minutos. Asse em forno médio a alto por 20 minutos ou até dourarem.
Rende 16 porções.

Sugestão de acompanhamento:
Maionese caseira
Ingredientes:
- 1 gema
- suco de meio limão
- ½ colher de chá de sal
- 1 colher de chá de mostarda
- azeite até dar o ponto

Como fazer:
Numa vasilha coloque a gema, o limão, o sal e a mostarda, mexa bem. Sem parar de mexer, despeje um fio de azeite até dar o ponto. Prove e corrija o sal. Coloque na geladeira por uma hora antes de servir.
Rende 4 porções.

terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Risoto de pêras e roquefort

Ingredientes:
- 2 + ½ xícaras de arroz para risoto (tipo arbóreo ou carnaroli)
- 2 peras maduras descascadas
- 1 cebola grande picada
- 2 litros de caldo de legumes (veja uma receita para fazer em casa abaixo)
- 1 concha de vinho branco
- 3 colheres de sopa de manteiga sem sal
- 2 colheres de sopa de azeite
- 200g de gorgonzola ou roquefort picado
- 1 xícara de queijo parmesão ralado
- 3 colheres de sopa de açúcar
- 2 colheres de sopa de rum (para flambar)
- sal a gosto
- pimenta do reino moída a gosto

Como fazer:
Prepare o caldo de legumes e deixe fervendo em fogo baixo. Enquanto isso, derreta no azeite uma colher de sopa de manteiga e refogue bem a cebola, até ficar translúcida. Acrescente o arroz e mexa bem, por um ou dois minutos. Adicione o vinho e mexa bem. Quando o vinho secar, adicione uma concha de caldo de legumes e mexa sem parar. Repita essa operação até completar aproximadamente 20 minutos. A partir daí, experimente o cozimento do arroz, e adicione mais caldo se for necessário. Em geral o risoto esta pronto com 25 a 28 minutos de cozimento, dependendo do arroz e do paladar. Enquanto isso, corte as pêras em fatias de 0,5cm e numa frigideira derreta uma colher de sopa de manteiga com o açúcar e coloque as fatias de pêra. Deixe aproximadamente 3 minutos de um lado e depois vire-as, deixando mais 3 minutos. Adicione o rum, flambe e desligue. Assim que o arroz do risoto estiver pronto, adicione o gorgonzola, mexa, em seguida a manteiga e as pêras, desligue o fogo e acrescento o parmesão, mexa novamente, prove e corrija o sal. Sirva com queijo parmesão ralado na hora. Rende 4 a 5 porções.

Caldo de legumes caseiro

Ingredientes:
- duas cebolas médias inteiras
- três cravos
- uma cenoura média sem casca
- um alho poro grande ou dois pequenos
- um buquê garni (três grãos de pimenta do reino, temperos de sua preferência como sálvia, tomilho, alecrim, hortelã, louro, etc., enrolados numa gase e amarrados bem forte)
- 3 litros de água fervente

Como fazer: Ferva a água, espete os cravos numa das cebolas e adicione os ingredientes, limpos sem casca. Se não couberem na panela, corte em dois pedaços. Deixe ferver em fogo baixo por mais ou menos 40 minutos. Ótimo para o preparo de risotos, cuscuz e sopas

Mousse de chocolate Original

Ingredientes:
- 250g de chocolate meio amargo picado
- 200g de manteiga sem sal
- 9 claras em neve
- 9 gemas
- 9 colheres de sopa de açúcar
- 2 colheres de sopa de conhaque ou licor de sua preferência
- Essência de baunilha a gosto

Como fazer:
Bata as claras em neve e reserve. Numa tigela derreta em banho-maria o chocolate e a manteiga e mexa. Enquanto isso, bata na batedeira as gemas e o açúcar até formar um creme branco. Adicione, sem parar de bater, aos poucos o chocolate e amanteiga derretidos, o conhaque e a baunilha. Quando estiver homogêneo, desligue a batedeira e incorpore suavemente as claras em neve, com cuidado para não desfazer as bolhas de ar. Coloque em uma travessa ou pequenas cumbucas e leve para gelar por pelo menos 15 horas, o ideal é esperar por 24 horas. Na hora de servir, raspe chocolate por cima. Rende 20 porções

segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Esfihas

Massa
Ingredientes:
- 1 e ½ copos de leite morno
- ½ copo de óleo
- 1 e ½ colher de sopa de açúcar
- 15g de fermento biológico fresco
- ½ colher de sopa de sal
- até 500g de farinha de trigo

Como fazer: Dissolva o fermento no leite morno com o açúcar. Adicione o óleo, o sal e aos poucos incorpore a farinha. Sove a massa, adicionando a farinha sempre que necessário, a massa deve ficar macia e desgrudar das mãos. Faça pequenas bolinhas e coloque numa forma untada com óleo para crescer por 30 minutos. Enquanto isso, prepare o recheio de sua preferência. Abra as bolinhas de massa na palma da mão untada com óleo para não grudar, coloque o recheio e feche como uma trouxinha apertando a massa para evitar que a esfiha abra durante o cozimento (para fazer esfihas abertas, simplesmente disponha a massa aberta na assadeira e coloque o recheio). Asse em forno alto, pré-aquecido por pelo menos 15 minutos, por 25 minutos ou até as esfirras ficarem douradas. Rende 35 esfihas

Recheio de carne
Ingredientes:
- 400g de carne moída
- 2 tomates maduros picados
- 1 cebola pequena picada
- 2 dentes de alho picados
- suco de ½ limão
- temperos sírios a gosto

Como fazer: Numa panela, refogue a cebola e o alho em azeite, espere esfriar e junte à carne e os demais ingredientes. Misture bem e prove, corrija o sal e recheie as esfihas.

Sugestão: As esfihas ficam deliciosas nos sabores: queijo com zaatar, zaatar, ricota e espinafre, escarola, etc. Use a sua imaginação e mãos a obra!

Tabule

Ingredientes:
- 1 xíc de trigo para quibe
- 1 xíc de salsinha bem picada
- 1 xíc de hortelã bem picada
- 4 tomates firmes e maduros, picados em cubinhos
- 2 pepinos picados em cubinhos
- 1 cebola média picada (opcional)
- Alface para acompanhar
- 1 limão
- sal e pimenta
- azeite

Como fazer: Lave bem o trigo e deixe de molho com água por pelo menos 2 horas. Misture o quibe com todos os ingredientes e tempere. Sirva com a alface picada separadamente e com bastante azeite.

Homus

Ingredientes:
- 2 xícaras de grão de bico cozido (veja como prepará-lo abaixo)
- 2 dentes de alho grandes espremidos
- 2 colheres de sopa de tahine (pasta de gergelim) - suco de um limão
- sal a gosto
- azeite a gosto para dar o ponto
- 1/3 de xícara de água do cozimento do grão de bico

Como fazer: Na véspera coloque o grão de bico de molho em água. No dia seguinte cozinhe em fogo alto por aproximadamente uma hora e meia, ou até ficar macio; se preferir use a panela de pressão para um cozimento rápido. Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata em velocidade baixa até formar um creme da espessura de sua preferência. Aos poucos vá adicionando o azeite para dar cremosidade. Prove, acerte o sal e ponha para gelar. Sirva com pão árabe. Rende 6 porções

Coalhada fresca

Ingredientes:
- 500 ml de iogurte natural integral
- sal a gosto
- uma colher de sopa de azeite

Como fazer: Coloque o iogurte para escorrer em filtro de café ou saco de pano por aproximadamente 4 horas, para que escorra o soro. Coloque numa tigela e misture o azeite e o sal. Prove, corrija o sal. Sirva com pão árabe.Rende 6 porções

Babaganuj

Ingredientes:
- 2 ou 3 berinjelas médias
- 3 col. sopa de tahine
- 1 limão
- 2 dentes de alho amassados
- ½ xíc de salsinha picada
- ½ xíc de hortelã picada (opcional)
- azeite
- sal

Como fazer: Asse as beinjelas inteiras no forno até ficarem macias (30 a 40 min). Corte as berinjelas no meio e retire toda a polpa, amasse e reserve. Prepare o molho de tahine misturando os demais ingredientes. Junte a berinjela e o molho de tahine, decore com salsinha e hortelã e regue com azeite. Sirva com pão sírio.

Quibe de bandeja

Ingredientes:
- 600g de carne moída (com pouca gordura)
- 125g de trigo
- 1 cebola picada
- 2 dentes de alho espremido
- sal e pimenta do reino a gosto
- tempero sírio a gosto
- zaatar a gosto
- hortelã a gosto
- 1 colher de sopa de pinholes ligeiramente picados
- 1 colher de chá de manteiga

Como fazer: Coloque o trigo de molho em água por pelo menos 4 horas antes. Escorra e esprema o trigo e misture 450g de carne (aproximadamente o mesmo volume) com os temperos em pó, reserve. Numa panela, refogue a cebola, o alho, os pinholes e tempere a seu gosto (utilizando os temperos acima), adicione os 150g de carne restantes.
Unte com azeite um refratário fundo de aproximadamente 20x15 cm, coloque metade da carne misturada com o trigo, formando uma camada. Recheie com a carne moída refogada, e cubra com o restante da carne e trigo, formando a camada final. Espalhe pequenos pedacinhos de manteiga em cubinhos por cima. Asse em forno médio a alto por aproximadamente 30 minutos, ou até dourar. Rende 6 porções

Torta clássica de maçã

Massa
Ingredientes:
- 2 e ½ xícaras de farinha de trigo
- 2/3 de xícara de margarina
- 2 colheres de sopa de manteiga
- 8 colheres de sopa de água gelada
- 3 colheres de sopa de açúcar
- uma pitada de sal
- 1 colher de chá de vinagre branco

Como fazer: Misture todos os ingredientes numa tigela, misturando lentamente, para a massa não ficar elástica. Separe a massa em 1/3 e 2/3, e abra o pedaço maior, em seguida cubra uma forma de até 28 cm de diâmetro. Coloque a massa na geladeira, tanto a da forma quanto o 1/3 que sobrou. Enquanto isso prepare o recheio.

Recheio
Ingredientes:
- 7 maçãs descascadas
- ½ xícara de açúcar
- 1 colher de chá de canela
- 1 pitada de noz moscada
- 2 colheres de sopa de farinha
- suco de ½ limão
Cobertura: 2 colheres de sopa de açúcar + 1 colher de chá de canela para polvilhar

Como fazer: Retire o miolo e pique as maçãs em pequenos pedaços ou fatias finas. Misture os ingredientes numa tigela, até que todos os pedacinhos de maçã estejam envoltos pelo caldo formado.

Montagem: Retire a massa da geladeira e coloque o recheio, não estranhe se o recheio ultrapassar a altura da forma, coloque o excesso no centro. Abra a massa que sobrou e cubra a torta. Aperte a beirada com as costas de um garfo, para ter certeza que a torta esta bem fechada. Faça alguns furos com o garfo na massa para que o ar possa sair durante o cozimento. Polvilhe com a mistura de canela e açúcar. Asse em forno médio, pré-aquecido, por 40 minutos ou até a massa dourar. Sirva quente acompanhada de sorvete de creme. Rende 8 a 10 porções
Receita adaptada de: Um chefe sem segredos, de L. Cintra.

terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Panetone Milanês

Atenção! Antes de se aventurar, leia a receita por completo e reserve de 30 minutos a uma hora para o preparo de cada fase!
Ingredientes:
- 200g de uva passa
-50g de damascos
-50g de amêndoas
- Vinho do porto (para cobrir as passas e os damascos)
- 22,5g de fermento biológico fresco (1 +1/2 tabletes)
- 235 ml de água (50ml+100ml+25ml+60ml)
- 600g de farinha de trigo (100g+300g+50+150g)
- 7 gemas
- 150g de manteiga sem sal derretida, em temperatura ambiente
- 125g de açúcar
- 35g de karo (glucose de milho)
- 1 colher de sopa de leite em pó
- 1 pitada de sal
- baunilha a gosto
- essência de panetone a gosto

Como fazer: Essa receita é feita em três fases.
1ª fase: Na noite anterior dilua 7,5g de fermento biológico fresco em 50ml de água (meio tablete), separe 100g de farinha e acrescente à mistura. Amasse bem e forme uma bola. Cubra e deixe fermentar na geladeira até o dia seguinte. Numa outra tigela coloque as passas e os damascos e cubra com o vinho do porto, reserve na geladeira para o dia seguinte.
2ª fase: Numa tigela dissolva a outra metade do tablete de fermento (7,5g) em 50ml de água e acrescente 75g de açúcar. Derreta 75g de manteiga e coloque metade na tigela. Adicione a esta mistura 120g da massa fermentada na geladeira (guarde uma bolinha para a 3ª fase), 3 gemas, e 300g de farinha. Aos poucos adicione a outra metade da manteiga já derretida e 50ml de água. Trabalhe muito bem a massa e tenha certeza de incorporar a massa já fermentada e os líquidos acrescidos no final. Se for utilizar a batedeira, trabalhe em velocidade baixa e com gancho para massas. A massa estará pronta quando ficar lisa, sedosa, não grudar nas mãos ou recipiente. Transfira para uma tigela bem funda, onde a massa possa crescer três vezes seu volume. Deixe fermentar por 5 horas ou até triplicar de volume. Enquanto isso, derreta os 7,5g de fermento restante em 25ml de água, adicione a bolinha de massa primeira fermentada que sobrou, 50g de farinha e amasse bem. Coloque para fermentar na geladeira.
3ª fase: Quando a massa da 2ª fase tiver triplicado de volume, adicione o restante dos ingredientes, deixando apenas 2 colheres de sopa de manteiga para incorporar as frutas no final: 4 gemas, 50g de açúcar, 150g de farinha, 75g de manteiga derretida em temperatura ambiente, o karo, a essências de sua preferência, o leite em pó, a pitada de sal, 60ml de água e a massa que fermentou na geladeira. Acrescente a água aos poucos. Trabalhe bem a massa, ela deve novamente ficar lisa, mas nesse momento pode grudar um pouco nas mãos. Quando estiver certo de que os ingredientes foram incorporados à massa, adicione as passas e damascos escorridos, as amêndoas e as duas colheres de manteiga separadas. Trabalhe delicadamente e quando as frutas estiverem bem distribuídas, deixe descansar por 20 minutos. Separe a massa em três partes: duas de 500g e uma de 1g, aproximadamente. Faça bolinhas e coloque nas forminhas de panetone. Deixe crescer por mais duas horas ou até dobrarem de volume. Faça um leve corte em forma de cruz na superfície e coloque um pequeno pedacinho de manteiga no meio da cruz. Asse em forno médio, pré-aquecido, por aproximadamente 45 minutos ou até o palito sair limpo (ele deve ser bem comprido para alcançar o fundo da forma). Espere esfriar e guarde em papel celofane por no máximo quatro dias.
Rende dois panetones de 500g e um panetone de 1kg. Receita adaptada de Raffaele Mostaccioli, revista Prazeres da Mesa.
Dica: Transforme facilmente esse panetone num delicioso CHOCOTONE! Substitua as frutas por 400g de chocolate, ao leite e meio amargo, na proporção de sua preferência.
Coragem! Com paciência para deixar a massa crescer e seguindo os passos corretamente, não tem como errar. Antes de começar cada etapa pese os ingredientes utilizando uma balança para ter certeza das medidas. O resultado é surpreendente!

Frango 40 Alhos

Ingredientes:
- 1 colher de sopa de manteiga
- 2 colheres de sopa de azeite
- 1 frango cortado em pedaços (de 1kg a 1,4kg)
- sal a gosto
- pimenta do reino a gosto
- 2 ramos de alecrim fresco (ou 2 colheres de sopa do seco)
- 1 xícara de farinha de trigo
- 40 dentes de alho descascados
- 1 xícara de vinho branco seco
- 4 xícaras de caldo de galinha
- 1 xícara de creme de leite

Como fazer: Tempere os pedaços de frango com o sal, a pimenta e o alecrim. Passe os pedaços na farinha de trigo e reserve. Numa panela aqueça a manteiga e o azeite. Coloque o frango na panela e doure os dois lados. Caso não caibam todos os pedaços na panela, faça este procedimento em duas partes. Acrescente os dentes de alho e mexa e adicione o vinho branco, em seguida o caldo de frango. Deixe cozinhar em fogo brando por 30 a 40 minutos, monitorando a quantidade de caldo na panela para não secar. Tire o frango da panela e mantenha-o quente. Avalie a quantidade de caldo, se não tiver reduzido à 70%, deixe ferver por mais alguns minutos. Bata no liquidificador o caldo e o creme de leite, prove o sal e aqueça. Sirva com o frango. Rende 6 porções

segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Bolinhos de quinua

Ingredientes:
- 1 xíc. de quinua cozida
- 1/2 xíc. de queijo ralado
- 1 xíc. de farinha
- 1 ovo
- 1 cenoura ralada
- 300g de tomates-cereja
- 1/2 copo de iogurte
- sal, pimenta e cebolinha

Como fazer: Mistures todos os ingredientes, com exceção do iogurte e cheque o tempero. Vá acrescentando o iogurte aos poucos até atingir que a massa fique macia, sem ficar muito mole. Faça bolinhas de 5cm de diâmtero, polvilhando farinha se precisar. Asse em forno médio por 20 min.

terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Focaccia de Alecrim

Ingredientes:
- 1 xícara de água morna
- 1 colher de chá de sal
- 1 colher de chá de açúcar
- 2 colheres de sopa de azeite
- 2 colheres de sopa de alecrim picado fresco
- 1 colher de sopa de alecrim
- 1 colher de sopa de fermento biológico seco
- até 500g de farinha de trigo
- 1 colher de sopa de sal grosso para decorar
Como fazer: Misture todos os ingredientes exceto o alecrim inteiro, o sal grosso e a farinha, mexa bem e aos poucos adicione a farinha. Sove e acrescente mais farinha a medida que ela vai sendo incorporada até que a massa solte das mãos mas ainda esteja úmida. Faça uma bolinha e coloque para crescer em local abrigado do vento por 40 minutos ou até dobrar de volume.
Sove novamente a massa por dois minutos e abra a massa em forma de um retângulo de 20x30 cm aproximadamente e coloque numa assadeira untada com azeite para crescer por mais 20 a 30 minutos. Com a ponta dos dedos, pressione a massa fazendo pequenas cavidades, regue com azeite, salpique o sal grosso e as folhas de alecrim. Asse em forno médio/alto por 25 minutos ou até dourar. Sirva quente. Rende 6 porções
Receita adaptada de: Um chefe sem segredos, de L. Cintra.

Lasanha vegetariana

Ingredientes:
- 250g de massa para lasanha de sua preferência
- 1,5 L de molho de tomate
- 1 porção de molho branco (veja a receita abaixo)
- 2 berinjelas médias
- 2 abobrinhas médias
- 300g de mussarela

Como fazer: Prepare os molhos e reserve. Corte a berinjela em rodelas de 5 mm, coloque-as numa tábua e salgue levemente. Repita o procedimento com as abobrinhas. Numa travessa refratária funda de 25 x 25 cm (aproximadamente) disponha as camadas: molho de tomate, massa, molho de tomate, berinjela, molho branco, mussarela, massa, molho de tomate, abobrinha, e assim por diante até finalizar com o molho e a mussarela. Asse em forno médio, por no mínimo 30 minutos.
Rende 6 porções

Molho Bechamél (Molho branco)
Ingredientes:
- 2 xícaras de leite integral
- 50g de manteiga
- 3 colheres de sopa de farinha de trigo
- sal a gosto
Como fazer: Coloque o leite para esquentar até formar um anel de bolhas na parede da panela e reserve. Numa panela funda e de fundo grosso coloque a manteiga pra derreter em fogo baixo. Quando tiver derretido, adicione a farinha e mexa bem, para homogeneizar. Cozinhe a farinha por 2 minutos no máximo, não deixe queimar, retire do fogo. Adicione o leite aos poucos e mexendo bem, no início de duas em duas colheres de sopa e depois de meia em meia xícara, até formar um creme. Salgue e volte ao fogo para esquentar ou engrossar.