segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Pão recheado

Ingredientes para a massa:
- Até 1 kg de farinha de trigo
- 1 + ½ colher de sopa de fermento biológico seco
- 1 e ½ de água morna
- 1 colher de sopa de sal
- 1 colher de chá de açúcar
- 3 de sopa de azeite de oliva
Numa vasilha, coloque a água, o azeite, o açúcar, o sal, o fermento e aos poucos incorpore a farinha até dar o ponto (você não vai usar toda a farinha). Deixe a massa lisa, brilhante e levemente pegajosa. Coloque num local fresco e sem vento e deixe crescer por 45 minutos ou até dobrar de volume. Sove novamente a massa e abra numa superfície enfarinhada um retângulo grande até a massa ficar com espessura de 3 a 4 mm. Se a sua forma for pequena, ele renderá 2 pães. Recheie a seu gosto (abaixo há duas sugestões de recheio), enrole suavemente como um rocambole, feche as pontas formando um círculo e coloque na forma untada com azeite. Deixe crescer novamente por 20 a 30 minutos. Asse em forno pré-aquecido em temperatura média a alta por 30 a 40 minutos ou até dourar.

Sugestão de recheio:
Calabresa
- 200g de lingüiça calabresa defumada cortada em fatias finas
- 150 g de mussarela ralada
- ½ xícara de parmesão ralado
- 1 colher de sopa de azeite
Com a massa aberta, regue-a com o azeite, espalhe a calabresa e ou queijos de maneira homogênea.

Berinjela
- 2 berinjelas médias cortadas em tirinhas
- 1 cebola grande picada
- 2 dentes de alho espremidos
- 3 colheres de azeite
- 1 folha de louro inteira
- sal a gosto
- pimenta do reino a gosto
- ½ xícara de parmesão ralado
- 1 colher de sopa de azeite
Numa frigideira, doure a cebola no azeite, acrescente o alho, o louro e em seguida a berinjela, salgue e mexa. Quando a berinjela estiver macia, prove o sal e adicione a pimenta do reino. Espalhe a berinjela sobre a massa aberta, em seguida espalhe os queijos de maneira homogênea.

Rende: 1 pão grande (forma de furo no meio de 30 cm de diâmetro) ou dois pães médios (forma de furo no meio de 23 cm de diâmetro)
Receita adaptada de: Um chefe sem segredos, de L. Cintra.

Ravioli de alcachofra

Recheio:
- 200g de coração ou fundo de alcachofra picada
- 1 ovo
- 100g de ricota
- 1 filé de anchova em conserva picado
- noz-moscada
- 1 col chá de sal.
Misture tudo e tempere a gosto.

Massa:
- 4 ovos
- 1 pitada de sal
- até 400 g de farinha de trigo (200g farinha comum e 200g de grano duro).

Numa tigela, coloque os ovos, o sal e vá acrescentando a farinha aos poucos e sove bem. A massa deve ficar elástica, úmida e não incorporar mais a farinha facilmente. Divida em 6 partes e abre com auxílio de um rolo de macarrão ou com máquina manual de macarrão até ficar com 1mm. Com uma colher de chá distribua o recheio na massa, deixando espaço para dobrá-la e fazer pequenos pasteizinhos. Corte-os, polvilhe farinha e cozinhe aos poucos em água fervente. Sirva com molho ao sugo. Rende 4 porções.

Panqueca de maçã

Recheio:
- 6 maçãs picadas
- 1 limão
- 1 col chá de canela
- 6 col sopa de açúcar
Misture tudo e deixe marinar por 20 min.
Leve ao fogo brando por 10 min.

Massa:
- Casca de 3 maçãs
- 3 col sopa de açucar mascavo
- 1 + 1/2 xíc de leite
- 1 col sopa de óleo
- 1 ovo
- 1 col chá de fermento
Bata tudo no liquidificador e faça uma panqueca por vez numa frigideira pequena, utilizando 1 concha pequena de massa para cada panqueca.
Recheie as panquecas e sirva com sorvete de creme. Rende 8 porções.

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Polenta da Dona Ana

Ingredientes:
- 1 litro de água
- 2 xícaras de fuba diluído em água (para não formar grumos)
- sal, azeite
- 1 cebola pequena
- 1 dente de alho
Como fazer: Refogar uma cebola pequena e um dente de alho em uma colher de azeite (das boas!!), acrescentar um litro de água e deixar ferver. Quando começar a ferver colocar uma xícara de fubá diluído. Dissolver com paciencia e sem parar de mexer. Colocar o sal a gosto, e em seguida mais uma xícara do fubá diluido. Não pare JAMAIS de mexer. É importante misturar devagar e com paciencia até dar o ponto de creme e desgrudar da panela.
Rende 6 porções. Sirva com queijos, molho de tomate e rúcula.

Pão Ciabata

Ingredientes para o fermento (biga):
- 125g de farinha de trigo (1 xícara bem cheia)
- ½ colher de chá de açúcar
- colher de chá de fermento biológico seco
- 2/3 de xícara de água morna

Ingredientes para a 2ª etapa:
- 1 colher de sopa de leite em pó
- 2 colheres de sopa de azeite
- 3 xícaras de farinha de trigo
- 1 colher de chá de sal
- 1 colher de chá de açúcar
- 1 colher de chá de fermento biológico seco
- 1 xícara de água

Como fazer: Na véspera prepare o fermento (biga) misturando os ingredientes numa tigela, deixe crescer até o dia seguinte. Na própria tigela do fermento (biga), adicione os ingredientes um a um, mexendo a massa com uma colher, não adicione mais farinha do que o recomendado. Sove a massa, ela será um pouco úmida, e deixe crescer por 2 horas ou até triplicar de volume.
Corte a massa em dois pedaços e com as mãos bem enfarinhadas estique as massas formando dois pães compridos de 25 cm de comprimento. Coloque-os numa forma enfarinhada e deixe crescer por mais 45 minutos. Asse em forno médio, pré-aquecido por 20 a 25 minutos ou até dourarem. Rende dois pães.
Receita adaptada de Livro dos pães, de Sara Lewis.

Mufão

Ingredientes:
- 3 ovos (claras em neve)
- 125g de manteiga
- 2 xícaras de açúcar mascavo
- 1 colher de chá de canela
- 1 colher de chá de essência de baunilha
- 1 xícara de leite
- 2 xícaras de farinha de trigo
- 1 colher de chá de fermento em pó
- 100g de chocolate picado
- ½ xícara de uvas passas
Como fazer: Bata as claras em neve e reserve. Na batedeira, bata a manteiga e o açúcar até formar um creme, aos poucos adicione as gemas, a baunilha e a canela. Sem parar de bater, adicione o leite, a farinha e o fermento. Fora da batedeira acrescente o chocolate, as passas e por último as claras em neve, tomando cuidado para manter as bolhas de ar. Unte uma forma de furo no meio de tamanho médio a grande e asse em forno pré-aquecido em temperatura média a baixa por aproximadamente 45 minutos ou até o palito sair limpo no teste do palito.
Rende 15 porções.

segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Paella de frutos do mar
Ingredientes:

- 1 cebola picada
- 1 pimentão (vermelho ou amarelo) cortado em fatias
- 2 xícaras de arroz branco
- 500g de camarão médio limpo
- 300g de lula cortada em anéis
- 200g de mexilhão sem concha
- 200g de lingüiça tipo espanhola “especial” cortada em rodelas
- 4 xícaras de água quente
- 1 colher de chá de tempero para paella ou açafrão
- 4 colheres de sopa de azeite
- 2 colheres de sopa de óleo vegetal
- 2 colheres de chá de sal

Como fazer:
Numa panela aqueça a água e adicione o tempero ou açafrão, reserve. Na paellera coloque duas colheres de azeite e o óleo vegetal, aqueça e salteie os camarões por no máximo 3 minutos, salgue levemente. Retire-os da paellera e salteie as lulas por no máximo 3 minutos, salgue levemente. Retire-as da paellera e salteie os mexilhões por 5 minutos, salgue levemente. Retire-os da paellera e salteie as rodelas de linguiça por cerca de 10 minutos, ou até dourarem. Retire-as da paellera e salteie as tiras de pimentão até dourarem. Retire-as da paellera e salteie a cebola picada até ficar translúcida, adicione o arroz e mexa por 1 minuto. Adicione cada um dos ingredientes já salteados, exceto o pimentão. Adicione a água com o tempero, se não couber tudo de uma vez, coloque em duas ou três etapas. Disponha as tiras de pimentão por cima, tampe deixando uma saída para o vapor, cozinhe até a água secar (por volta de 20 a 25 minutos). Deixe descansar 5 minutos e sirva.
Rende 6 porções.
Item indispensável: 1 paellera de aproximadamente 40 cm de diâmetro. Essa panela é de ferro e própria para fazer esta prato.



Cestinha de Ano-novo
Ingredientes:
- 1 rolo pequeno de massa folhada descongelada (tirar 30 minutos antes do congelador)
- 2 maçãs sem casca e cortadas em fatias finas
- 5 colheres de sopa de açúcar
- 2 colheres de chá de canela em pó
- 2 xícaras de castanhas e frutas secas sortidas picadas (damasco, uva passa, ameixa seca sem caroço, nozes, castanha do Pará, avelã, amêndoa, castanha de caju)

Como fazer:
Coloque numa vasilha as maçãs picadas, 4 colheres de açúcar, uma de canela e mexa bem, deixe marinando por 30 minutos, até a massa folhada descongelar.
Desenrole a massa e corte em duas partes, com o auxilio de um rolo abra mais um pouco as massas, para deixa-las mais finas. Com uma das massas, forre as forminhas (tipo muffin ou empadinha), se necessário corte-a em seis pedaços menores.
Na outra, disponha uma camada de maçãs (sem o caldo) e espalhe as castanhas, enrole como um rocambole. Corte em seis pedaços iguais e coloque cada um dentro de uma cestinha de massa, regue com a calda que sobrou das maçãs. Junte a colher de açúcar com a canela restantes e polvilhe sobre as cestinhas. Leve ao forno pré-aquecido, em temperatura baixa, por mais ou menos 50 minutos a 1 hora. Sirva quente com sorvete de creme para acompanhar. Rende 6 porções.



Bolo de aveia
Ingredientes:
- 2 ovos
- 1 xícara de açúcar mascavo
- ½ xícara de manteiga
- ½ xícara de leite
- 1 xícara de aveia
- 1 xícara de farinha de trigo
- 1 colher de chá de canela em pó
- 1 pitada de cravo moído
- 1 colher de chá de baunilha
- 2 colheres de chá de fermento em pó

Como fazer:
Numa tigela coloque os ingredientes conforme a ordem acima, mexendo aos poucos para incorporá-los. Unte uma forma de furo no meio pequena e disponha a massa. Asse em forno médio pré-aquecido por 30 a 40 minutos.
Rende 12 a 15 porções.