segunda-feira, 27 de abril de 2009

Torta suflê do Claude

Ingredientes para a massa:
- 150g manteiga em temperatura ambiente
- 75g açúcar de confeiteiro
- 1 ovo
- 250g farinha de trigo
- 1/3 de xícara amêndoas trituradas
- uma pitada de sal
Como fazer: Peneire a farinha de trigo e o açúcar de confeiteiro, adicione a amêndoa. Faça uma cavidade no centro da mistura e coloque a manteiga em temperatura ambiente. Com as mãos, misture devagar a manteiga. Acrescente o ovo inteiro e uma pitada de sal. Continue misturando até formar uma massa macia e homogênea.



Não sove, para que a massa continue elástica. Coloque a massa embalada na geladeira para descansar por até 4 horas.
Retire da geladeira e abra a massa com um rolo até ficar com mais ou menos 5 mm de espessura, tome cuidado para não rasgar. Corte a massa em rodelas e coloque sobre as forminhas, pressionando levemente com as mãos. Cubra a massa com uma forma de papel manteiga, colocando grãos de feijão por cima. Desta forma, a massa não vai levantar. Asse as massas em forno pré-aquecido na temperatura de 180ºC por 10 a 12 minutos. Retire-as do forno, remova o feijão e o papel manteiga.
Ingredientes para o suflê
- 5 ovos (claras em neve)
- 100g açúcar
- 140g manteiga na temperatura ambiente
- 150g chocolate em pó
- uma pitada de sal
Como fazer: Bata na batedeira as gemas e 50g de açúcar, até a mistura ficar branca. Acrescente o chocolate em pó e a manteiga na temperatura ambiente. Derreta a mistura em banho-maria, mexendo de vez em quando. Enquanto isso, bata as claras na batedeira. Coloque uma pitada de sal e continue batendo. Quando a clara estiver em neve, acrescente 50g de açúcar e bata em velocidade máxima.
Pegue a mistura do chocolate e acrescente parte da clara em neve, batendo com firmeza com um batedor de mão. Com delicadeza, coloque o resto da clara misture lentamente, até incorporar os ingredientes.Pegue as formas com a massa e encha com o suflê. Polvilhe com açúcar de confeiteiro, para criar uma crosta, e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC por 10 a 12 minutos, para que o suflê cresça. Retire do forno e sirva imediatamente.Sugestão: Na hora de servir, faça uma cavidade no meio da tortinha e coloque uma bola de sorvete de creme. Rende 12 tortas pequenas.
Receita adaptada do programa Menu Confiança: www.gnt.com.br

Casquinha de Peixe

Ingredientes:
- aproximadamente 2 xícaras de peixe assado desfiado e sem espinhas
- 1 xícara de miolo de pão moído
- leite suficiente para hidratar o pão
- 2 tomates bem maduros picados
- 1 ovo
- 1 cebola picada
- salsa a gosto
- sal a gosto
- 2 colheres de sopa de azeite
- ½ xícara de queijo ralado
Como fazer: Numa panela coloque o azeite e doure a cebola. Adicione o tomate picado e deixe amolecer. Adicione o peixe, o miolo de pão hidratado no leite, o ovo e o sal, misture bem. Prove o sal, corrija se necessário. Adicione a salsa, mexa e desligue. Unte com azeite um refratário e coloque a massa de peixe, por cima coloque o queijo ralado e leve ao forno para gratinar.
Rende 4 porçoes.

Legumes ao vinho

Ingredientes:
- 1 abobrinha italiana
- 2 cenouras descascadas
- 1 beterraba descascada
- 150g de vagem
- 6 dentes de alho descascados
- 2 colheres de sopa de azeite
- ½ xícara de vinho (branco ou tinto, dependo do que for acompanhar)
- sal a gosto
- 1 ramo de tomilho
- 1 colher de chá de manteiga
Como fazer: Corte a cenoura, a beterraba e a abobrinha em tiras, junte a vagem e os dentes de alho e cozinhe por 5 minutos no vapor. Coloque os legumes num refratário, regue com o vinho, azeite e adicione o tomilho. Salgue e prove, corrija se necessário. Leve ao forno por 20 minutos. Ao retirar do forno, coloque a colher de chá de manteiga e mexa. Sirva quente. Rende 6 porções.

Tapenade

Ingredientes:
- de 250 a 300 g de azeitonas pretas bem carnudas
- 2 dentes de alho pequenos
- 1 filé de anchova em conserva
- 1 colher de chá de mostarda Dijon
- azeite a gosto para finalizar
Como fazer no processador: Remova os caroços das azeitonas e descasque os dentes de alho. Coloque as azeitonas, o alho e a anchova num processador e bata bem. Misture a mostarda e o azeite, sirva com pão de sua preferência.
Como fazer sem processador: Remova os caroços das azeitonas e descasque os dentes de alho. Pique bem as azeitonas, o alho e a anchova. Misture a mostarda e o azeite, sirva com pão de sua preferência. Rende aproximadamente uma xícara.

quinta-feira, 16 de abril de 2009

Risoto alla paellero

Ingredientes:
- 1 xícara de arroz para risoto (tipo arbóreo ou carnaroli)
- 1 cebola grande picada
- 1 + ½ litros de água quente com tempero para paella ou açafrão diluído (½ colher de chá) para o caldo
- 1 concha de vinho tinto
- 2 colheres de sopa de manteiga sem sal
- 1 colher de sopa de azeite
- 100g de lingüiça tipo espanhola fatiada
- 1 abobrinha tipo italiana cortada em fatias finas na longitudinal
- ½ xícara de queijo parmesão ralado
- sal a gosto
- pimenta do reino moída a gosto
Como fazer: Deixe o caldo fervendo em fogo baixo. Enquanto isso, frite as rodelas de lingüiça e reserve. Na mesma panela, derreta no azeite uma colher de sopa de manteiga e refogue bem a cebola até ficar translúcida. Acrescente o arroz e mexa bem, por um ou dois minutos. Adicione o vinho e mexa bem. Quando o vinho secar, adicione uma concha de caldo e mexa sem parar. Repita essa operação até completar aproximadamente 20 minutos. A partir daí, experimente o cozimento do arroz, e adicione mais caldo se for necessário. Em geral o risoto esta pronto com 25 a 28 minutos de cozimento, dependendo do arroz e do paladar. Enquanto isso, doure as fatias de abobrinha numa frigideira por aproximadamente 3 minutos de cada lado.
Assim que o arroz do risoto estiver pronto, adicione a lingüiça, a abobrinha e mexa. Em seguida adicione a manteiga, desligue o fogo e acrescento o parmesão, mexa novamente, prove e corrija o sal. Sirva com queijo parmesão ralado na hora. Rende 2 porções

Bolo inglês de limão siciliano

Ingredientes:
- 3 ovos
- ¾ de xícara da açúcar
- ½ xícara de creme de leite fresco
- 1 + ¼ de xícara de farinha de trigo
- ½ colher de chá de fermento em pó
- 50g de manteiga derretida
- ½ xícara de suco de limão siciliano
- raspas de casca de 2 limões sicilianos
Como fazer: Na batedeira coloque os ovos e o açúcar e bata até ficar um creme branco. Sem desligar, mas em velocidade baixa, adicione aos poucos o creme de leite, a farinha peneirada, o fermento. Em seguida, adicione a manteiga e o suco de limão, por último as raspas. Unte uma forma de bolo inglês com manteiga e açúcar, despeje a massa e leve ao forno médio por 40 minutos ou até dourar e o palito sair limpo. Espere esfriar e desenfome.
Rende 8 a 10 porções. Receita adaptada de: Cozinha de bistrô, de P. Wells

quinta-feira, 9 de abril de 2009

Sonho

Ingredientes para a massa:
- 40 g de fermento biológico fresco ou 1 + ½ colher de sopa de fermento biológico seco
- 2 colheres de sopa de açúcar
- ½ copo de leite morno (copo tipo “requeijão”)
- 1 colher de sopa de manteiga
- 3 ovos levemente batidos
- ½ colher de chá de essência de baunilha
- 1 colher de chá de raspas de limão
- até 500g de farinha de trigo
Como fazer:
Numa tigela misture o fermento, o açúcar e o leite morno, dissolva o fermento (fresco) e adicione a manteiga, a baunilha, os ovos e as raspas de limão. Aos poucos adicione a farinha e sove, até a massa ficar lisa e levemente úmida. Deixe crescer por 40 minutos ou até dobrar de volume.
Abra a massa com um rolo numa superfície enfarinhada, até ficar com espessura de 1 cm. Com um aro redondo, corte os sonhos e reserve.
Para fritar:
Aqueça 500 ml de óleo de milho ou girassol numa frigideira funda, frite os sonhos virando de lado, para ficarem moreninhos por igual. A temperatura do óleo não pode ser muito quente, para que o interior do sonho fique cozido. Faça um teste com um sonho e abra ao meio, se estiver cozido, mantenha a temperatura, se estiver cru, diminua.
Ingredientes para o recheio:
- 1 lata de leite condensado
- 1 + ½ lata de leite
- 2 gemas
- 2 colheres de sopa de maisena
- 1 colher de chá de essência de baunilha
Como fazer:
Numa panela, misture o leite e a maisena. Adicione o leite condensado, a baunilha e as gemas e leve ao fogo alto, mexendo até engrossar. Espere esfriar e recheie.
Para rechear:
Corte os sonho ao meio, coloque uma colher de sopa de creme, e passe no açúcar.
Sirva imediatamente! Deliciosos!
Rende de 35 a 40 sonhos pequenos

terça-feira, 7 de abril de 2009

Pão de beterraba

Ingredientes:
- 1 xícara de água morna
- 1 colher de chá de sal
- 1 colher de chá de açúcar
- 2 colheres de sopa de azeite
- ½ xícara de beterraba ralada
- 1 colher de sopa de fermento biológico seco
- até 500g de farinha de trigo
Como fazer: Misture todos os ingredientes exceto o a farinha, mexa bem. Aos poucos adicione a farinha. Sove e acrescente mais farinha a medida que ela vai sendo incorporada até que a massa solte das mãos mas ainda esteja úmida. Faça uma bolinha e coloque para crescer em local abrigado do vento por 40 minutos a 1hora ou até dobrar de volume.
Sove novamente a massa por dois minutos e abra a massa e coloque em uma forma de pão ou prato para crescer por mais 20 a 30 minutos. Asse em forno médio/alto por 30 minutos ou até dourar.
Rende 8 porções