terça-feira, 19 de maio de 2009

Croissant do Daniel Briand


Ingredientes:
- 500g de farinha peneirada
- 1 colher de chá de sal
- 1/2 de xícara de açúcar
- 1 + ½ xícara de leite morno
- 30g de fermento biológico fresco (um tablete)
- 250g de manteiga em temperatura ambiente
- 1 gema batida pra pincelar
Como fazer: Dilua o fermento no leite, coloque o sal, o açúcar e a farinha e mexa bem, até deixar a massa levemente úmida e uniforme. Faça uma bola e coloque-a na tigela. Coloque em local sem vento e deixe crescer por 2 horas. Verifique o desenvolvimento da massa, deve ter dobrado de tamanho. Cubra a massa e deixe na geladeira de um dia pro outro.
Aplaine a barra de manteiga até formar um quadrado, ela deve estar em temperatura ambiente, e não derretida.Com um rolo, abra a massa em forma de um retângulo, duas vezes tão grande como o quadrado de manteiga. Coloque o pedaço de manteiga em metade da massa dobre-a cuidadosamente sobre a manteiga. Feche bem as laterais e possíveis buraquinhos. Estique a massa com o rolo, formando um retângulo, dobre em três, vire a massa 90° e abra novamente, mas agora em forma de um quadrado. Dobre em quatro e coloque pra descansar na geladeira por no mínimo 1 hora, ela aguenta até o dia seguinte.
Abra a massa regularmente em um grande retângulo até ficar com espessura de 4mm, e corte-a em triângulos de 15cm de base e 20cm de lado. Enrole cada um deles começando pela base.
Coloque os croissants na bandeja com espaço para dobrar de volume. Deixe crescer por 1 hora, pincele-os com a gema batida e leve ao forno pré-aquecido a 220°C. Asse-os por 15 a 20 min, acompanhando a coloração. Baixe a temperatura para 180°C, se necessário. Retire os croissants ao forno e coloque-os sobre uma grelha para esfriar.
Rende 20 porções.

Para fazer Pain au chocolat:
Abra a massa regularmente em um grande retângulo até ficar com espessura de 4mm, e corte-a em retângulos de 15cm por 8cm. Coloque duas barrinhas de chocolate meio amrgo no centro e dobre em três..
Coloque os pains au chocolat na bandeja com espaço para dobrar de volume. Deixe crescer por 1 hora, pincele-os com a gema batida e leve ao forno pré-aquecido a 220°C. Asse-os por 15 a 20 min, acompanhando a coloração. Baixe a temperatura para 180°C, se necessário. Retire os pains au chocolat ao forno e coloque-os sobre uma grelha para esfriar.
Rende 30 porções
Receita adaptada de: Café Daniel Briand, de D. Briand.

Um comentário:

Luciana Macêdo disse...

Oi amiga, este não provei (não como chocolate), mas trouxe na "marmitinha" e quem comeu disse que estva divino.
Bjs!