terça-feira, 19 de maio de 2009

Croissant

Ingredientes:
- 250g de farinha peneirada
- ½ colher de chá de sal
- 1/3 de xícara de açúcar
- 1 ovo
- 100ml de leite morno
- 15g de fermento biológico fresco (um tablete)
-125g de manteiga
- 1 gema batida pra pincelar
Como fazer: Coloque a farinha sobre o plano de trabalho e abra um buraco no centro. Coloque o sal, o açúcar, o leite, o fermento esmigalhado e o ovo. Com a ponta dos dedos, misture aos poucos os ingredientes. Amasse até deixar a massa levemente úmida e uniforme. Faça uma bola e coloque-a na tigela. Coloque em local sem vento e deixe crescer por 2 horas. Verifique o desenvolvimento da massa, deve ter dobrado de tamanho.
Amasse levemente, cubra a massa com filme plástico e coloque na geladeira durante pelo menos 30 minutos. Enquanto isso, retire a manteiga da geladeira, aplaine a barra até formar um quadrado. A manteiga deve estar em temperatura ambiente, e não derretida.Com um rolo, abra a massa em forma de um retângulo, duas vezes tão grande como o quadrado de manteiga. Coloque o pedaço de manteiga no centro da massa e enrole-a cuidadosamente sobre a manteiga. Feche bem as laterais e possíveis buraquinhos. Estique a massa com o rolo, formando novamente um retângulo, mas dessa vez, grande o suficiente para ser dobrada em quatro. Dobre as duas extremidades em direção ao centro e dobre o conjunto em dois.
Vire a massa de modo que a ponta de massa sobreposta fique à direita, Abra um pouco com o rolo e dobre em três. Deixe repousar durante cerca de 30 minutos na geladeira. Abra a massa regularmente em um grande retângulo 20 cm por 40, e corte-a dez triângulos. Enrole cada um deles começando pela base.
Coloque os croissants na bandeja com espaço para dobrar de volume. Deixe crescer por 1 hora, pincele-os com a gema batida e leve ao forno pré-aquecido a 220°C. Asse-os por 15 a 20 min, acompanhando a coloração. Baixe a temperatura para 180°C, se necessário. Retire os croissants ao forno e coloque-os sobre uma grelha para esfriar.
Rende 10 porções. Receita adaptada de: Tous les pains, de B. Kamir

3 comentários:

Sarah disse...

Tata, esses seus croissants estavam demais!
Será se animo fazer?!?!Dá um trabalhinho....rs
Bjos

Glau disse...

Tata, vc pode abrir uma loja pra vender suas peças de cerâmica e nele vc já coloca os croissants! :)

bjo pra vcs, Glau

Luciana Macêdo disse...

Ficaram perfeitos, macios com umacrostinha crocante. Uma delícia!!! Vou fazer,só preciso me animar.
Bjs!