segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Paella de frutos do mar
Ingredientes:

- 1 cebola picada
- 1 pimentão (vermelho ou amarelo) cortado em fatias
- 2 xícaras de arroz branco
- 500g de camarão médio limpo
- 300g de lula cortada em anéis
- 200g de mexilhão sem concha
- 200g de lingüiça tipo espanhola “especial” cortada em rodelas
- 4 xícaras de água quente
- 1 colher de chá de tempero para paella ou açafrão
- 4 colheres de sopa de azeite
- 2 colheres de sopa de óleo vegetal
- 2 colheres de chá de sal

Como fazer:
Numa panela aqueça a água e adicione o tempero ou açafrão, reserve. Na paellera coloque duas colheres de azeite e o óleo vegetal, aqueça e salteie os camarões por no máximo 3 minutos, salgue levemente. Retire-os da paellera e salteie as lulas por no máximo 3 minutos, salgue levemente. Retire-as da paellera e salteie os mexilhões por 5 minutos, salgue levemente. Retire-os da paellera e salteie as rodelas de linguiça por cerca de 10 minutos, ou até dourarem. Retire-as da paellera e salteie as tiras de pimentão até dourarem. Retire-as da paellera e salteie a cebola picada até ficar translúcida, adicione o arroz e mexa por 1 minuto. Adicione cada um dos ingredientes já salteados, exceto o pimentão. Adicione a água com o tempero, se não couber tudo de uma vez, coloque em duas ou três etapas. Disponha as tiras de pimentão por cima, tampe deixando uma saída para o vapor, cozinhe até a água secar (por volta de 20 a 25 minutos). Deixe descansar 5 minutos e sirva.
Rende 6 porções.
Item indispensável: 1 paellera de aproximadamente 40 cm de diâmetro. Essa panela é de ferro e própria para fazer esta prato.



Cestinha de Ano-novo
Ingredientes:
- 1 rolo pequeno de massa folhada descongelada (tirar 30 minutos antes do congelador)
- 2 maçãs sem casca e cortadas em fatias finas
- 5 colheres de sopa de açúcar
- 2 colheres de chá de canela em pó
- 2 xícaras de castanhas e frutas secas sortidas picadas (damasco, uva passa, ameixa seca sem caroço, nozes, castanha do Pará, avelã, amêndoa, castanha de caju)

Como fazer:
Coloque numa vasilha as maçãs picadas, 4 colheres de açúcar, uma de canela e mexa bem, deixe marinando por 30 minutos, até a massa folhada descongelar.
Desenrole a massa e corte em duas partes, com o auxilio de um rolo abra mais um pouco as massas, para deixa-las mais finas. Com uma das massas, forre as forminhas (tipo muffin ou empadinha), se necessário corte-a em seis pedaços menores.
Na outra, disponha uma camada de maçãs (sem o caldo) e espalhe as castanhas, enrole como um rocambole. Corte em seis pedaços iguais e coloque cada um dentro de uma cestinha de massa, regue com a calda que sobrou das maçãs. Junte a colher de açúcar com a canela restantes e polvilhe sobre as cestinhas. Leve ao forno pré-aquecido, em temperatura baixa, por mais ou menos 50 minutos a 1 hora. Sirva quente com sorvete de creme para acompanhar. Rende 6 porções.



Bolo de aveia
Ingredientes:
- 2 ovos
- 1 xícara de açúcar mascavo
- ½ xícara de manteiga
- ½ xícara de leite
- 1 xícara de aveia
- 1 xícara de farinha de trigo
- 1 colher de chá de canela em pó
- 1 pitada de cravo moído
- 1 colher de chá de baunilha
- 2 colheres de chá de fermento em pó

Como fazer:
Numa tigela coloque os ingredientes conforme a ordem acima, mexendo aos poucos para incorporá-los. Unte uma forma de furo no meio pequena e disponha a massa. Asse em forno médio pré-aquecido por 30 a 40 minutos.
Rende 12 a 15 porções.

Nenhum comentário: