quarta-feira, 4 de março de 2009

Capelleti D’Auria

Massa:
- 4 ovos
- 1 pitada de sal
- até 400 g de farinha de trigo (200g farinha comum e 200g de grano duro).
Ingredientes para o recheio:
- 1 pedaço de lombo de porco de cerca de 800g
- 2 colheres de sopa de azeite
- 1 cebola picada
- 2 dentes de alho
- ½ xícara de vinho tinto
- sal a gosto
- pimenta do reino a gosto
- tomilho e alecrim a gosto
- 100g de copa fatiada
- 50g de presunto cru fatiado
- ½ xícara de queijo ralado
- noz moscada a gosto
- 1 gema
Como fazer o recheio:
Numa panela, doure o lombo, tempere com sal, pimenta do reino, alecrim e tomilho. Adicione a cebola, o alho e deixe dourar. Adicione o vinho, e deixe ferver. Complete metade da panela com água fervente e deixe o lombo cozinhar por cerca de uma hora, completando a água para não secar. Quando estiver cozido, fatie e coloque no processador com o molho restante, a copa e o presunto. Numa tigela, adicione a noz moscada, o queijo ralado e a gema. Prove o sal e se necessário corrija. Esse recheio pode ser usado em outras massas e pode ser congelado por até 3 meses. Rende: 300 capelettis.
Receita do nonobiso da Carla D’Auria (atravessando mesas e gerações!)
Como fazer para montar os capelettis:
Para fazer a massa. misture bastante todos os ingredientes e abra com um rolo de macarrão até ficar bem fina. Corte a massa em quadradinhos de 3cm x 3cm, coloque uma pequena bolinha de recheio no centro e dobre a massa sobre ele formando um triângulo. Dobre novamente a ponta do triângulo sobre o recheio já coberto, sobrepondo a massa (essa ponta é a única não dobrada). Uma as duas outras pontas no lado oposto da pontinha do triangulo, aperte bem pra não soltar.
Cozinhe em água fervente por 4 a 5 minutos e sirva com o molho de sua preferência.

3 comentários:

doris disse...

sou neta de italianos,e nossa família só faz esta tipo de capelletti,que ninguém conhece no Brasil;fiquei feliz ao encontrar outra família que faz quase o mesmo recheio.Fazemos no brodo,que é o tradicional;usamos queijo importado;é maravilhoso;o italiano faz este capelleti no Natal ou Páscoa;é tradição(primeiro prato).Fazemos 3000 capelettis;a família espera com mto amor e vontade;o certo é com caldo de galinha,que depois é assada com sálvia.Bjos,
Doris Maghenzani

Marco Aurélio Gonçalves disse...

Doris, gostaria muito de saber se você é parente de omigos meus,filhos de Elcio e Dora Maghenzani,residentes em São Paulo, irmã de Cid e Ney.Caso positivo entrar em contato comigo pelo e-mail m.a.o.goncalves@gmail.com

Silvia disse...

Minha mãe fazia um recheio bem parecido com este e que também era cozido no brodo. Fazíamos sempre na páscoa e havia o Tio Guido que preparava alguns recheados somente com pimenta do reino. Para nós crianças. era a maior festa encontrar um destes apimentados.