segunda-feira, 27 de abril de 2009

Torta suflê do Claude

Ingredientes para a massa:
- 150g manteiga em temperatura ambiente
- 75g açúcar de confeiteiro
- 1 ovo
- 250g farinha de trigo
- 1/3 de xícara amêndoas trituradas
- uma pitada de sal
Como fazer: Peneire a farinha de trigo e o açúcar de confeiteiro, adicione a amêndoa. Faça uma cavidade no centro da mistura e coloque a manteiga em temperatura ambiente. Com as mãos, misture devagar a manteiga. Acrescente o ovo inteiro e uma pitada de sal. Continue misturando até formar uma massa macia e homogênea.



Não sove, para que a massa continue elástica. Coloque a massa embalada na geladeira para descansar por até 4 horas.
Retire da geladeira e abra a massa com um rolo até ficar com mais ou menos 5 mm de espessura, tome cuidado para não rasgar. Corte a massa em rodelas e coloque sobre as forminhas, pressionando levemente com as mãos. Cubra a massa com uma forma de papel manteiga, colocando grãos de feijão por cima. Desta forma, a massa não vai levantar. Asse as massas em forno pré-aquecido na temperatura de 180ºC por 10 a 12 minutos. Retire-as do forno, remova o feijão e o papel manteiga.
Ingredientes para o suflê
- 5 ovos (claras em neve)
- 100g açúcar
- 140g manteiga na temperatura ambiente
- 150g chocolate em pó
- uma pitada de sal
Como fazer: Bata na batedeira as gemas e 50g de açúcar, até a mistura ficar branca. Acrescente o chocolate em pó e a manteiga na temperatura ambiente. Derreta a mistura em banho-maria, mexendo de vez em quando. Enquanto isso, bata as claras na batedeira. Coloque uma pitada de sal e continue batendo. Quando a clara estiver em neve, acrescente 50g de açúcar e bata em velocidade máxima.
Pegue a mistura do chocolate e acrescente parte da clara em neve, batendo com firmeza com um batedor de mão. Com delicadeza, coloque o resto da clara misture lentamente, até incorporar os ingredientes.Pegue as formas com a massa e encha com o suflê. Polvilhe com açúcar de confeiteiro, para criar uma crosta, e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC por 10 a 12 minutos, para que o suflê cresça. Retire do forno e sirva imediatamente.Sugestão: Na hora de servir, faça uma cavidade no meio da tortinha e coloque uma bola de sorvete de creme. Rende 12 tortas pequenas.
Receita adaptada do programa Menu Confiança: www.gnt.com.br

2 comentários:

Sarinha disse...

Hum...Amei as tortinhas! O Claude é otimo!Bjos

Tathy disse...

Ai gente para com isso!!!

Voou engorda uns 200 kg no nosso encontro.

Adorei a receita, parece deliciosa.

Bjssssssssssss