quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Bolo de chocolate e maracujá

Ingredientes para o bolo:
- 2 gemas, claras em neve
- 1 + ½ xícara de açúcar
- 50g de manteiga derretida
- 1 xícara de leite
- baunilha a gosto
- 3 colheres de sopa de chocolate em pó
- 2 xícaras de farinha de trigo
- ½ colher de sopa de fermento em pó
Como fazer: Bata as claras em neve e reserve. Na batedeira, bata as gemas e metade do açúcar até formar um creme fofo. Adicione aos poucos o açúcar restante, a manteiga, a baunilha e o leite. Quando estiver homogêneo, adicione o chocolate em pó, em seguida a farinha aos poucos e por último o fermento. Coloque numa forma untada, de aproximadamente 30 com de diâmetro e asse em forno médio pré-aquecido por 40 minutos ou até o palito sair limpo.
Desenforme e corte em duas partes para rechear e reserve.
Ingredientes para o recheio - creme:
- 1 gema
- ½ lata de leite condensado
- 1 xícara de leite
- 1 colher de sopa de maisena
- baunilha a gosto
- 5 a 6 maracujás azedos para suco
- ½ lata de creme de leite sem soro
Como fazer: Numa panela, misture a gema, a baunilha e o leite condensado. Misture a maisena no leite e adicione à panela, mexa sem parar até ferver e engrossar. Espere esfriar e misture o creme de leite sem soro. Reserve na geladiera.
Reserve as sementes e suco de um maracujá, bata o conteúdo dos restantes no liquidificador e coe. Misture o suco coado com as sementes reservadas, leve ao fogo branco e deixe reduzir, formando uma calda rala. Espere esfriar e reserve na geladeira.
Ingredientes para a cobertura – Chantili de chocolate:
- 1 + ½ xícara de creme de leite fresco para o chantili
- 250g de chocolate derretido, blend a seu gosto entre ao leite e meio amargo
- 1 colher de sopa de licor de chocolate ou conhaque
Como fazer: Derreta o chocolate em banho-maria. Na batedeira, coloque o creme de leite fresco e bata até transformar em chantili, aos poucos adicione o chocolate derretido e o licor. Quando estiver homogêneo, desligue e reserve na geladeira até montar o bolo.
Montagem do bolo:
Coloque a metade inferior do bolo sobre o prato desejado e regue com 1/3 da calda de maracujá. Espere alguns instantes até a massa absorver o líquido e coloque o creme. Em seguida, espalhe mais 1/3 da calda de maracujá e coloque a metade superior do bolo cuidadosamente. Com o auxílio de uma espátula ou pão-duro, espalhe a cobertura de chantili de chocolate. Por último, decore com o 1/3 restante da calda de maracujá e deixe gelar por cerca de 1 hora. Rende 20 porções.

Nenhum comentário: