terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Arroz Indiano
Ingredientes:
- 2 colheres de sopa de manteiga
- 2 dentes de alho picados
- 1 xícara de arroz branco
- 2 xícaras de água quente
- 1 colher de chá de garam massala
- sal a gosto
- ¼ de xícara de amêndoas descascadas e torradas (ou outra castanha de sua preferência)
- ¼ de xícara de fatias de coco queimado caseiro (ou natural se preferir)

Como fazer:
Corte o coco em fatias, coloque-os numa frigideira anti-aderente com 2 colheres de sopa de açúcar e deixe queimar, reserve.
Numa panela, derreta a manteiga e doure o alho, em seguida acrescente o arroz e mexa bem. Adicione o sal, a massala e a água. Espere levantar fervura e abaixe o fogo. Após 15 minutos, verifique o cozimento do arroz e adicione mais água caso necessário. Deixe descansar por cinco minutos, retire da panela e misture ao arroz as amêndoas e o coco.
Rende 4 porções




Bolo de maçã com casca
Ingredientes:

- 2 xícaras de farinha de trigo
- 1 xícara de açúcar
- 1 xícara de açúcar mascavo
- 1 colher de sopa de fermento em pó
- 1 colher rasa da canela em pó
- 1 pitada de sal
- 3 maçãs
- 3 ovos
- 1/2 xícara de óleo de girassol e azeite na proporção que desejar.
Como fazer:
Descasque as maçãs, corte-as em cubinhos e bata as casca no liquidificador junto com os ovos e óleo. Misture os cubinhos de maçã com os açucares e deixe marinar por 15 minutos. Em seguida adicione o conteúdo do liquidificador e os ingredientes secos. Mexa bem, e coloque numa forma de furo no meio de 25 a 30 cm de diâmetro untada ou em duas formas de bolo inglês. Asse por 40 minutos em forno médio, ou até, ao introduzir um palito, que ele saia seco.
Receita adaptada de http://pecadodagula.blogspot.com/2006/10/bolo-de-ma-com-casca.html



Pãozinho com salsicha
Ingredientes:
- 1 xícara de água morna
- 3 e ½ colheres de sopa de açúcar
- 2 colheres de sopa de azeite
- 1 colher de sopa de linhaça
- 1 colher de sopa de fermento biológico seco
- até 500g de farinha de trigo
- 8 salsichas cozidas
Como fazer:
Misture os ingredientes numa vasilha, exceto a salsicha. Sove a massa e acrescente a farinha aos poucos, a massa deve ficar macia e desgrudar das mãos. Deixe crescer em local sem vento por 30 minutos. Cozinhe as salsichas e corte-as ao meio. Sove novamente a massa e divida em 16 bolinhas. Com o auxílio de um rolo, abra as bolinhas a fim de deixa-las ovais. Coloque meia salsicha na massa aberta e enrole. Disponha os pãezinhos numa assadeira e deixe crescer por mais 15 minutos. Asse em forno médio a alto por 20 minutos ou até dourarem.
Rende 16 porções.

Sugestão de acompanhamento:
Maionese caseira
Ingredientes:
- 1 gema
- suco de meio limão
- ½ colher de chá de sal
- 1 colher de chá de mostarda
- azeite até dar o ponto

Como fazer:
Numa vasilha coloque a gema, o limão, o sal e a mostarda, mexa bem. Sem parar de mexer, despeje um fio de azeite até dar o ponto. Prove e corrija o sal. Coloque na geladeira por uma hora antes de servir.
Rende 4 porções.

2 comentários:

Ju Nico disse...

Bem na hora, meninas! Ontem mesmo encarei um dilema na gôndola do supermercado: quero maionese, mas não quero comprar as industrializadas... Pra minha surpresa hoje olhei o Blog e lá estava a receita! Transmissão de pensamento Campos-Brasília!
Beijão com saudades, Ju

Ju Nico disse...

Foi o acompanhamento perfeito pra curtir Brasil X Itália no Futebol!! Só uma coisa: meus pãezinhos ficaram maiores que os da foto e acabaram "escondendo" as salsichas... na verdade, acho que a receita pode render mais, até uns 20 a 24 pãezinhos... uma dica econômica! Bjs!